top of page

Sun, Jan 08

|

Flor da Vida

Eutonia Grupo (Event in Portuguese) com Patricia Santana

Eutonia or Eutony is a greek expression from the combination of two words "Eu" meaning good and "tonos" tonus. In all, Eutony indicates an ideal, exact and balanced character. It is an attitude of not too much and not too little, between relaxation and tension.

Registration is closed
See other events
Eutonia Grupo (Event in Portuguese) com Patricia Santana
Eutonia Grupo (Event in Portuguese) com Patricia Santana

Time & Location

Jan 08, 2023, 9:30 AM – 11:00 AM

Flor da Vida, 21 Grove Ave, Verona, NJ 07044, USA

About the event

A palavra Eutonia é a junção de duas palavras gregas: Eu (bom) + Tônus (tensão- grau de elasticidade das fibras musculares e tecidos adjacentes). O significado literal deste trabalho é “boa tensão”, ou seja, encontrar a justa medida para o movimento. Mas este não é um trabalho feito a partir da teoria, o que diferencia a Eutonia é a vivência, o trabalho se constrói a partir da experiência no corpo.

Eu quero apresentar a minha definição pessoal de tônus. Sendo este o ponto básico da minha atuação, entendo que tônus - no meu corpo - é a disponibilidade para o movimento, a capacidade de me expressar, agir e interagir com o mundo. É fácil perceber que a nossa disposição pode sofrer interferências de inúmeras variáveis como temperatura, pressão atmosférica, alimentação, sensações e emoções, entre outras. Portanto a Eutonia tem um vasto campo de atuação.

A consciência do tônus é feita através de tratamentos e vivências (individuais ou em grupos) que convidam ao aprendizado e a atualização do repertório de si, oferecendo recursos que promovam a autonomia do praticante. Cada um traz suas bagagens pessoais para iniciar a viagem, que pode ou não ter um destino certo. O que eu desejo é que em algum momento da jornada seja possível encontrar o que chamo de descanso ativo. Que o corpo busque fazer as atividades necessárias com o esforço justo, nem mais, nem menos, encontrando assim um modo eutônico literal para viver bem.

Os benefícios notáveis deste trabalho são alívio de dores agudas e crônicas, melhora da qualidade do sono, dos sistemas imunológico, digestório, linfático, além de bem estar e disposição.

Este trabalho estará disponível para atendimentos individuais somente com agendamento (consultar datas)

Local: 21 Grove ave, 2nd fl, Verona NJ 07044 (Above Salon Grove)

Aula em grupo

08 de janeiro 2023

Às 9:30- Vagas limitadas

Registre-se aqui

O que é Eutonia?

Eutonia é (re)conhecer a sabedoria que é própria do corpo.

Onde e por quem a Eutonia foi criada?

Inicialmente a Eutonia nasce na Alemanha pelo olhar de Gerda Alexander (1908-1994). Durante a Segunda Guerra Mundial migra para a Dinamarca onde nasce a “Gerda Alexander Skolen”,  a primeira a formar eutonistas. Hoje existem oito escolas de formação pelo mundo nos seguintes países: Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, França, Suíça, Reilingen (Alemanha) e Bremen (Alemanha).

Como é uma aula de Eutonia?

As atividades podem ser individuais ou em grupo, conduzidas por um facilitador devidamente capacitado. Por meio do toque de um material ou da mão do facilitador (nos trabalhos individuais) o aluno é conduzido a levar atenção às sensações do corpo ampliando a percepção de si como unidade e também na relação com o outro.

O que diferencia a Eutonia de outros trabalhos corporais como Yoga, Feldenkrais e outros ?

O diferencial da Eutonia está nos princípios que a ancoram. O principal deles é o contato. Contato para Eutonia é estabelecer a relação, seja consigo mesma (o), seja com o mundo. A prática atenta do trabalho é que desperta o contato e através desta percepção refinada é possível regular o tônus muscular.

Quais as vantagens de aprender a regular o tônus muscular?

Tônus muscular pode ser entendido como disponibilidade para o movimento. Ao regular o tônus eu aprendo a me movimentar com economia de energia, isto é me cansando muito menos e assim preservando os tecidos (músculos, tendões e ligamentos) e articulações.

A Eutonia funciona para quem já tem dores?

Sim, ao perceber o corpo é possível aprender a como tirar as sobrecargas das regiões com muita tensão. Mais que uma terapia, a Eutonia é uma pedagogia que conduz a percepção da origem dos desconfortos e ensina caminhos para que o corpo se autorregule. Com a prática, o aluno vai adquirindo autonomia e aprendendo caminhos para reequilibrar as próprias tensões.

Share this event

bottom of page